Numa análise das perspectivas atuais e a relação entre mercado imobiliário, escritórios híbridos e a sustentabilidade urbana, percebemos que, embora o escritório forneça o espaço ideal para a colaboração, tem que ser um lugar convidativo onde os funcionários queiram estar presente.
Empresas como a Amazon, Magalu e Mercado Livre entre outras, vêm remodelando as expectativas dos consumidores em torno da velocidade e conveniência há anos, e a pandemia só aumentou essa tendência. Lembra quando a entrega em 3 dias parecia rápido e era amplamente aceito?
Agora é: entrega no mesmo dia, ou em até 4 horas, entrega das compras de supermercado ou entrega de comida de seus restaurantes favoritos (com seu drink preferido incluído). Você pode encomendar tudo e pagar facilmente com seu smartphone.
A conveniência é cativante, e as pessoas estão exigindo cada vez mais velocidade, flexibilidade e um nível mais alto de atendimento ao cliente. Uma vez que você experimenta isso em um aspecto de sua vida cotidiana, você começa a esperar isso em todos os outros aspectos, incluindo a indústria do mercado imobiliário.
O Impacto da Velocidade e flexibilidade
Por natureza, a indústria imobiliária comercial não está configurada para a velocidade. Lidam com cronogramas de construção longos, fechamento de contratos de aluguel complicados e acordos de longo prazo que são sempre muito examinados e re-examinados.
“Mas, as empresas evoluíram, e a demanda por qualidade e flexibilidade aumentou. Será importante que as incorporadoras de escritórios criem uma mentalidade de parceria e facilitem a evolução das necessidades de espaço de trabalho dos inquilinos.” Disse Will Hendrickson Diretor Senior da Granite Properties, uma Real Estate americana.
Os proprietários no mercado de Real Estate, que estão conscientes dessas mudanças, estão revendo a forma como oferecem espaço, comodidades e serviços, bem como levando em conta projetos de certificações sustentáveis, para avançar em direção a essa necessidade de velocidade, qualidade e conveniência.
As empresas estão se adaptando às suas necessidades de escritório de várias maneiras:
Espaço de trabalho flexível adicional para facilitar o deslocamento de seus funcionários (hub-and-spoke) o que inclui um headquarter principal (o hub) geralmente num ponto mais central da cidade, combinado com escritórios satélites locais, mais próximos de onde os funcionários moram (os spokes).
Espaço e Layout dinâmico para garantir que haja lugar de trabalho suficiente a qualquer momento e pronto para rápidas decisões.
Contratos de alugueis de áreas e mobiliário a curto prazo, proporcionando flexibilidade para aumentar ou reduzir seu tamanho
Contratação de espaços já personalizados com Branding e identidade visual da marca;
Oferecer aos locatários um menu de soluções e serviços adicionais para configuração do escritório ajuda a personalizar seu espaço de trabalho e simplificar o processo de locação. Também permite que eles lidem com apenas um fornecedor em vez de muitos provedores diferentes, simplificando ainda mais o processo da transação.
Atendimento ao cliente
Houve uma mudança de vender espaços para escritórios para vender experiências.
A tecnologia permite que as pessoas trabalhem de quase qualquer lugar. Embora o escritório forneça o espaço ideal para colaboração, cultura e inovação, tem que ser um lugar convidativo onde pessoas queiram estar.
Mas não se trata apenas de espaço de escritório de alta qualidade, lobbies semelhantes a hotéis, conveniências e comodidades.
No início, as empresas querem um processo de mudança suave e esperam mais assistência com oferta de mobiliário, telecomunicações e outros serviços.
Uma vez que os locatários ocupam o espaço, eles, e seus funcionários, querem uma comunicação mais direta com a gestão do imóvel.
Aplicativos de engajamento digital permitem que os gerentes de propriedades se comuniquem e se envolvam com todos os que trabalham diretamente em seus edifícios.
Eles também permitem aos locatários uma maneira rápida de agendar locais de trabalho, reservar salas de conferência, verificar quantidades de pessoas no local em real time e descobrir sobre os próximos eventos do seu mercado, tudo através de um simples smartphone.
Ao tornar a vida profissional mais fácil e conveniente, essas tecnologias permitem que as pessoas acessem comodidades e lugares quando e onde precisam, sob demanda.
Qual é o futuro do Workplace no Mercado Imobiliário?
Um aumento na procura por, serviços, comodidades, alimentação, fitness e muito mais, sob demanda.
Um aumento nas ofertas de espaço flexíveis tanto por parte de provedores de escritórios híbridos quanto de proprietários de escritórios convencionais.
Um maior controle do espaço individual através da tecnologia, como ajustar a temperatura ou a iluminação através dos telefones e criar um ambiente mais confortável.
Contratos de alugueis flexíveis que permitam o locatário dividir sua metragem em diferentes endereços e propriedades.
A utilização de design biofílico, para gerar maior satisfação e bem estar.
Transações de locação mais eficientes e acesso a fornecedores preferenciais para facilitar um processo de mudança fácil.
Melhor controle de acesso ao edifício permitindo através de novas tecnologias.
Uso de IA, software de automação, sensores e tecnologia para melhorar a experiência do cliente e capturar dados do edifício para melhorar a eficiência.
À medida que o escritório evolui, será importante que as incorporadoras se adaptem e encontrem novas maneiras de atender à necessidade na velocidade, flexibilidade e conveniência que os consumidores esperam.
Comments