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Por que as marcas devem investir no Marketing Verde?

Atualizado: 17 de jan. de 2022

O mundo mudou nos últimos anos. E de forma bem rápida. A era da informação, fortalecida pelo impacto cada vez maior do mundo digital, conectou pessoas e abriu novos caminhos, até pouco tempo impensáveis. A informação concentrada pulverizou-se, e isso acelerou processos, além de provocar mudanças importantes no relacionamento entre os consumidores e as marcas.


Live! by Grupo VG
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O marketing offline, em que as pessoas recebiam passivamente impactos, sem ativação, ainda tem sua importância, mas perdeu força. A tônica mudou, até porque agora as pessoas não são meros consumidores, mas também, ativistas sociais e ambientais. Estão ligadas e atentas a tudo. E é exatamente aqui que entra o marketing verde e sustentável.


Até porque responsabilidade social e ambiental são valores perenes e não simples modismos. Ou seja, vieram para ficar, trazer consciência e, claro, transformar a realidade. E, sem dúvida alguma, as marcas hoje em dia são vistas como parte importante na criação e/ou manutenção de um mundo melhor e mais justo. Isso não é competência exclusiva do poder público. Daí, mais uma vez, a relevância do marketing sustentável.


Os consumidores conscientes querem saber o que a marca pensa, como se posiciona e suas atitudes na sociedade. Se respeita as pessoas, os animais e a natureza. De um lado, quando entendem que as práticas corporativas são sustentáveis e condizentes com a realidade, elas naturalmente se aproximam, consomem e interagem. Por outro lado, quando não sentem esse alinhamento, elas se desconectam. Simples assim.


Tecnisa by Grupo VG
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Dessa maneira, as marcas precisam estruturar valores e atitudes sustentáveis que estejam de acordo com as melhores práticas do mercado na atualidade. E boas referências para isso não faltam. Além de incorporar os princípios essenciais do verde, é fundamental criar estratégias eficientes de comunicação do marketing verde. Porque o consumidor final precisa saber de tudo isso. Não basta fazer. Tem de comunicar.


Com essa conexão de empresas e consumidores baseada no marketing sustentável, é possível gerar uma infinidade de benefícios, seja para o planeta, para as pessoas e, é evidente, para a sociedade. Por quê? Em síntese, o marketing verde, a curto prazo, eleva a simpatia do público com a marca. E, pensando a médio e longo prazo, trata-se de um investimento que gera economia ao negócio.


Tico´s Burguer by Grupo VG
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Os benefícios do marketing verde para uma empresa


Motivos não faltam para uma marca investir no marketing sustentável. Pesquisas de mercado deixam isso muito claro. Por exemplo, você sabia que 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade? Mais: 87% dos consumidores, no momento da compra, dão preferência a empresas com viés sustentável? Isso faz toda a diferença.


L´Occitane by Grupo VG
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Logo, o marketing verde, quando bem executado e comunicado, é uma estratégia fantástica para divulgar ao mercado, considerando aqui os clientes, que a marca está totalmente comprometida com o planeta, com as pessoas e com a preservação do meio ambiente. E também que não se trata apenas de consumir pelo consumir. Há um propósito. Esse valor é forte e impactante por si só.


Confiram mais benefícios ao trazer o marketing verde e sustentável para o negócio:


  • Diferencial competitivo e destaque frente aos concorrentes

  • Atração de novos consumidores

  • Maior lealdade dos atuais consumidores

  • Agrega valor e credibilidade à marca

  • Maior respeito no mercado

  • Aumento das vendas e dos lucros

E a boa notícia é que o marketing verde não é segregador. Ou seja, é para todos, não importa o tamanho da empresa. Desde empresas pequenas e familiares até grandes corporações podem se conectar com ele.


Importante: caminhar nessa direção não é nenhum bicho de sete cabeças. Incorporar o marketing verde nada mais é do que valorizar no dia a dia o tradicional conceito dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A consequência é ser ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo e culturalmente aceito. Interessante, não?

Adidas by Grupo VG
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Um segundo passo é contratar especialistas no assunto, que podem dar orientação e trazer novas soluções sustentáveis. E o terceiro passo é comunicar esse novo posicionamento, da maneira certa, com estratégia e inteligência de mercado.


Ecoparada Madero by Grupo VG
Ecoparada Madero by Grupo VG

Por fim, uma dica: se a sua empresa ainda não investe em marketing verde, está mais do que na hora de começar. Se precisar de ajuda, pode nos chamar. O Grupo VG tem soluções completas e sustentáveis para todo tipo de negócio.


Lotus Tabacaria by Grupo VG
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Conheça abaixo os diferentes tipos de vegetações e a melhor solução em paisagismo biofílico para cada espaço do varejo



Plantas Naturais – Aqui o destaque é o Jardim Vertical Natural. Esta solução é composta por plantas 100% naturais, ideal para espaços com incidência de luz natural e para negócios que conseguem prever custos com manutenção (sobretudo poda e trocas de mudas), como shoppings centers e fachadas de empreendimentos. A melhor tecnologia para esta modalidade é a Hidropônica, que usa um sistema de mantas no lugar da terra e conta com a rega automatizada.


Arquitetura Varejo Paisagismo
Boutique Nespresso - Plantas Naturais criam clima de fazendas produtoras de café. Vertical Garden

“Este tipo de jardim ajuda na eficiência térmica da loja, ao regular naturalmente a temperatura ambiente, contribuindo até mesmo para reduzir a conta de luz com ar condicionado”, conta Bruno Watanabe, diretor executivo da Vertical Garden.

Plantas Naturais Paisagismo
Paisagismo Natural Interno Ecoparada Madero - Vertical Garden

Vegetações Preservadas ou Permanenteselas são ótimas para qualquer espaço interno, e podem ser feitas de materiais nobres, como a seda e o silicone, ou mesmo de plantas naturais, tratadas em um processo de preservação. “Não requerem manutenção ou a incidência de luz natural, e são perfeitas para áreas resfriadas ou que necessitem de um conforto visual e acústico maior, como áreas com pé-direito alto ou grande fluxo de consumidores. Também costumamos utilizar essas vegetações para compor árvores, arranjos e floreiras em grandes redes de varejo, que precisam manter a uniformidade da marca em instalações de alta velocidade e com limpeza fácil”.


Plantas para Paisagismo Varejo
Carrefour Pamplona- Painel de plantas preservadas, artificiais realistas e árvores preservadas economizam na manutenção. Vertical Garden

Jardim Vertical de Musgo Moss - feito com o musgo escandinavo, uma espécie que nasce em florestas nórdicas, colhida à mão e submetida a um tratamento de conservação bastante específico, este painel é muito interessante para áreas internas que mereçam destaque nos estabelecimentos. Ele pode ser formatado em diversas cores diferentes. “O material é super flexível e maleável e, portanto, pode assumir diferentes formatos, em um painel da recepção do salão de beleza ou da loja, por exemplo, associando a sustentabilidade com logomarca do negócio; ou em peças decorativas emolduradas”, diz Bruno. O Musgo Moss também é eficaz no isolamento acústico e dispensa qualquer tipo de manutenção.

arquitetura varejo
Artefacto B&C - Elegância e versatilidade no uso do musgo preservado. Vertical Garden


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