Se tem uma coisa que todo hóspede procura em um hotel é conforto. Seja em viagens de lazer ou negócios, o cliente sempre valoriza um ambiente calmo, agradável e que transmita boas sensações. Além de boas mobílias e uma cama aconchegante, um item importantíssimo que colabora para a arquitetura do hotel é o projeto de paisagismo.
Só que às vezes, o paisagismo em hotéis acaba ficando em segundo plano na concepção arquitetônica, isso porque levanta dúvidas se, realmente, vale a pena investir em paisagismo em hotéis. Mas, pode acreditar: o verde das plantas e o colorido das flores tem um alto poder de revolucionar a estética de um hotel e, principalmente, impactar seus frequentadores de maneira positiva. Claro, desde que bem aplicados.
Os hóspedes e os funcionários são os grandes beneficiados com o paisagismo em hotéis. Porque vão se deparar com um ambiente convidativo, refinado esteticamente e funcional, já que as plantas proporcionam um ar mais puro e refrescante nos arredores. Mas não se pode esquecer que o hotel, enquanto corporação, também tira proveito do verde, pois valoriza sua marca por ser uma empresa que respeita a natureza, e se esforça para colocá-la em contato direto com as pessoas. Sem dúvida, um diferencial frente aos concorrentes em um mercado competitivo.
Paisagismo em hotéis exige verde em múltiplos espaços
Uma vez entendida a relevância do paisagismo em hotéis, vamos seguir com algumas dicas práticas de como e onde implementar o verde e, assim, reter e atrair clientes.
> Entenda mais sobre cada tipo de vegetação: Natural, Artificial Premium, Musgo Estabilizado, Plantas Preservadas.
Começando do lado de fora, uma parede verde pode ser uma ótima solução para dar as boas-vindas em grande estilo. Uma parede verde destaca a fachada e dá um tom mais intimista ao local. Árvores de médio porte e vasos também são uma boa pedida para a entrada do hotel.
Paisagismo para Recepção do Hotel e Lobby
A recepção deve ser bem visível, então o ideal é contar com um toque de verde com flores sobre a bancada, por exemplo, quadros verdes pendurados na parede atrás dos atendendentes ou uma parede verde se quiser um destaque maior.
O acesso ao elevador também precisa estar sem obstáculos, mas no caminho até eles é interessante algum tipo de vegetação, como se conduzisse o hóspede até o local. O hall, onde ficam sofá ou poltronas, pode acomodar melhor as plantas nesse ambiente.
Paisagismo em Hotéis: Área dos Restaurantes
Já o espaço do café da manhã deve contemplar as plantas com mais evidência. Nada melhor do que despertar e entrar em contato com a natureza. O verde oferece um clima de satisfação e alegria, o que combina com a refeição mais importante do dia. Árvores preservadas grandes, uma parede verde são algumas possibilidades mais chamativas. Sem falar em pequenos vasos distribuídos pelo salão.
Paisagismo em Hotéis: Dormitórios
Os quartos também podem receber o verde como parte da decoração, mas numa intensidade menor. Pequenos vasos com plantas e flores (rosas ou girassol) são sempre agradáveis. Os hóspedes observam os mínimos detalhes, e certamente vão se encantar com esse pequeno e simpático mimo. E, com certeza, não vão se esquecer do hotel com facilidade.
Outras Matérias que você vai gostar:
→ Norma de Desempenho 15575: o que é e como afeta os arquitetos → Arquitetura biofílica: entenda os conceitos aplicados as cidades, residências e corporações