No futuro pós-pandemia nove em cada dez organizações estão se planejando para o trabalho híbrido: a mescla entre o remoto e nas dependências da empresa.
Embora no Brasil as pesquisas e tabulações sobre o trabalho híbrido ou escritório híbrido sejam ainda muito incipiente, temos visto manifestações como a da multinacional DELL no Brasil:
“O escritório do futuro precisa oferecer tecnologias que garantam que as pessoas se comuniquem e colaborem de maneira híbrida”,
O Brasil parece estar seguindo a tendência mundial e que de acordo com uma nova pesquisa da McKinsey com 100 executivos em todas as indústrias e geografias, confirma que a produtividade do colaborador e a satisfação do cliente aumentaram durante a pandemia.
Apesar da utilização de um modelo híbrido, porém, a maioria das organizações apenas começou a pensar e articular as especificidades de como realizar uma mistura mais permanente de trabalho remoto e na empresa para todas as funções que não são essenciais para desempenhar no local.
Um achado notável que apareceu na pesquisa é que organizações com maiores aumentos de produtividade durante a pandemia apoiaram e incentivaram "pequenos momentos de engajamento" entre seus colaboradores, momentos em que o coaching, mentoria, compartilhamento de ideias e coworking ocorrem.
Essas organizações estão se preparando para o trabalho híbrido, treinando gestores para liderança remota, reimaginando processos, reformulando o ambiente do escritório e repensando como ajudar os funcionários a prosperar em suas funções.
O futuro dos escritórios híbridos
Antes da crise do COVID-19, a maioria das organizações exigia que os funcionários passassem a maior parte do tempo em suas dependências. Mas à medida que a pandemia diminui, os executivos dizem que o modelo híbrido — no qual os funcionários trabalham tanto remotamente quanto no escritório — se tornará muito mais comum.
A maioria dos executivos espera que (para todos os cargos que não são essenciais para serem operados localmente) os funcionários estarão nas empresa entre 21 e 80% do tempo, ou de um a quatro dias por semana.
Uma análise sobre produtividade
Por que algumas empresas conseguem maior produtividade durante a pandemia? De acordo com a pesquisa da McKinsey, eles são os que apoiam pequenas conexões entre colegas — oportunidades para discutir projetos, compartilhar ideias, rede, mentor e coach, por exemplo.
Dois terços dos líderes de produtividade relataram que esses tipos de "micro interações" aumentaram, em comparação com apenas 9% dos atrasos de produtividade.
À medida que os executivos buscam sustentar ganhos de produtividade com um modelo de trabalho híbrido, eles precisarão projetar e desenvolver os espaços certos para que essas pequenas interações ocorram.
Apoiar pequenos momentos de conexão requer mudanças sutis na forma como os gestores trabalham. Quase todos os executivos entrevistados reconhecem que gerenciar remotamente difere de quando todos os funcionários estão presentes no local.
A ênfase em pequenas conexões sugere que as organizações poderiam apoiar melhor os gestores, entre outras coisas, educando-os sobre o impacto positivo e negativo que eles têm sobre as pessoas que interagem com eles, e treinando gestores sobre soft skills, como fornecer e receber feedback.
Redesenhando processos e contratações
A contratação está entre os processos mais cruciais para reconsiderar no mundo do escritório híbrido. As organizações devem continuar a contratar dentro de geografias específicas, ou devem abrir suas vagas para talentos além dos locais tradicionais de recrutamento, por exemplo? Eles devem realizar mais entrevistas remotas?
Nos EUA durante a pandemia, quase dois terços das organizações mudaram eventos e atividades de recrutamento presencial para configurações remotas, mas apenas uma em cada três reimaginou a contratação do zero.
Durante a pandemia, quase dois terços das organizações reavaliaram o número de pessoas em cada função e quais delas exigem o comparecimento ocasional na empresa. .
À medida que as organizações redesenham seu futuro pós-covid, combinar a força de trabalho com o ambiente que promova a interação e a cultura organizacional, bem como a segurança de todos, tem sido as principais premissas dos novos escritórios híbridos.
7 tendências de Arquitetura em escritórios híbridos
Com essa análise sobre o futuro dos escritórios híbridos em mente, se faz necessário compreender quais são as ferramentas de Arquitetura Corporativa que essa nova realidade requisita. Para isso, abaixo você encontrará as 7 principais tendências da arquitetura corporativa dos escritórios híbridos.
1. Tecnologia e Automação
Falando em tecnologia, é preciso entender que ela terá um papel ainda mais importante na arquitetura corporativa pós-pandemia. O mais provável, portanto, é que as interações por meio do contato físico sejam menores e menos constantes.
A fim de alcançar essa meta, a automação terá dever fundamental dentro dessa nova realidade. Aqui, ganham destaque as tecnologias sem toque, como para abertura de portas, elevadores com comando de voz e tantos outros exemplos.
2. Espaços Multifuncionais
Agora, duas tendências se unem para criar uma nova. Com o aumento do trabalho home-office e os espaços mais amplos, haverá uma mudança na utilização de grandes ambientes dentro das companhias.
Saem de cena as salas que possuem uma única função e entram os espaços multifuncionais. Reuniões, apresentações, videoconferências, trabalho rotineiro. Tudo isso poderá ser feito em um mesmo local, com apenas algumas adaptações.
3. Phone booth e espaços individualizados
Ao mesmo tempo em que os espaços serão mais amplos e acomodarão mais pessoas, haverá uma maior necessidade de privacidade. Para isso, já faz parte da arquitetura corporativa pós-pandemia a adição de pequenas salas individuais.
Os objetivos destas podes ser os mais diversos. De videoconferências em silêncio à concentração em tarefas complicadas. Da necessidade de tranquilidade à fuga do contato físico.
Com isso, os escritórios terão, cada vez mais, grandes espaços para tarefas rotineiras e pequenos para atividades específicas. Ainda que pareça confuso, isso já é realidade em diversas companhias ao redor do globo, especialmente as modernas startups.
4. Sustentabilidade
Outra tendência que independe da pandemia é a sustentabilidade, já que essa demanda começou há muitos anos. Ainda assim, há maneiras de utilizá-la para reverter situações causados por esse período. O principal fator para auxiliar nesse objetivo é a redução de custos. Afinal, além de ajudar o planeta e o meio-ambiente, a sustentabilidade pode ser bastante útil na economia de materiais.
Há diversas maneiras de investir nessa tendência. A decoração ganha muito com a adição de plantas, assim como lindos revestimentos 100% sustentáveis. As opções são infinitas, cabendo a você escolher a perfeita para seu projeto. Veja no vídeo abaixo
5. Áreas Comuns
Seguindo a lógica dos novos ambientes mais amplos e a falta de interação pessoal, as áreas comuns ganham mais importância. Grande parte desse destaque se dá pela necessidade de confraternizar a equipe, especialmente após meses distantes.
Obviamente, esses espaços deverão seguir as recomendações de distanciamento e higiene. Se feitos com cuidado, podem representar uma área de relaxamento e descontração para seus colaboradores.
6. Identidade Organizacional
Uma das principais características dos escritórios híbridos é ser um local para fomentar a cultura organizacional da empresa. Por isso, traga para seu projeto de arquitetura corporativa pós-pandemia sua identidade organizacional ao máximo. Aproveite das cores, do logo e de referências da marca.
7. Cara de Casa
Cada vez mais os escritórios profissionais estão deixando de ter “cara de empresa” e se tornando “espaços de descompressão”.
Grandes empresas já utilizam dessa técnica há um tempo, e nem é preciso citar seus nomes para você saber quais são. Coincidência ou não, essas são as organizações mais bem avaliadas por seus próprios colaboradores.
Assim, traga elementos de decoração e arquitetura que transformem a empresa em uma segunda casa.
Com certeza, o mercado da arquitetura corporativa terá muitos desafios na era pós-pandemia. Para implantar a biofilia e transformar o ambiente em um local acolhedor e saudável, basta falar com nossos especialistas e ficaremos felizes em auxiliar com seu projeto!